Neste blog, mais imagens do que palavras...
A fotografia é uma paixão que não requer ser cultivada, tão somente alimentada, pelo que uma imagem vale mais do que mil palavras!

In this blog, more pictures than words ...
The photography is a passion that does not require to be cultivated, nourished solely by that one picture is worth a thousand words!

SOMOS VISTOS E PROCURADOS NO MUNDO INTEIRO - ESTES OS PAÍSES QUE VISITAM O BLOG!

Flag Counter

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CAPELA DE SÃO PEDRO DE BALSEMÃO - LAMEGO

A Capela de São Pedro de Balsemão, Monumento Nacional, constitui um dos raros exemplos de arquitectura religiosa altimedieval actualmente conservados em território Português. É um pequeno Templo mas com imenso valor arquitectónico e arqueológico para explorar e que fascina mesmo quem não seja grande apreciador destas áreas. Fica situada a cerca de 3 Kms do bairro da Ponte – Lamego, construída durante a época Visigótica do Rei Sisebuto que chegou a cunhar moeda em Lamego - Séc. VII (há também quem aponte a data de 572 contudo não consegui obter dados comprovativos), de acordo com alguns historiadores, é a capela mais antiga de Portugal e a segunda da península Ibérica. Ao longo dos séculos a capela sofreu várias alterações com obras de remodelação e que alteraram a sua feição primitiva. Na actual entrada principal e por cima desta, encontram-se três escudos, ladeada por mais um e abaixo deste, uma epígrafe romana, igualmente incrustada na parede onde consta:
“I. CLAUDIO CAESARE GERMA. PONTI. MAX. TRIBU. POTEST. TRI N. P. E. CONS. TER. MAX. AUG.”
(constituiu uma memória ao Imperador Cláudio Germano, cônsul pela terceira vez) No seu interior, apresenta três naves com capela-mor, sendo a central mais alta e estando separada das outras através de três arcos cada uma, suportados por colunas com capitéis coríntios.
A capela-mor onde se encontra a imagem de São Pedro é rectangular, separada daquelas por um arco Triunfal em forma de ferradura.
Uma das peças notáveis que este Templo apresenta, encontra-se na nave central: O túmulo do bispo D. Afonso Pires (século XIV) que tem esculpido numa das laterais a ceia de Cristo e na outra a Crucificação também de Cristo. Num dos topos encontra-se esculpido a coroação de Nossa Senhora. D. Afonso Pires nasceu em Lamego e foi Bispo do Porto entre 1358 e 1372. Faleceu na Régua. Numa lateral do arco triunfal de acesso à capela-mor, encontra-se uma pedra que facilmente se diferencia das outras com a seguinte inscrição:
"Hic jacet domus Alfon
So Episcopus Portugalensis qui fecit
Et conservauit ecclesiam istam et
Visitavit sepulcrum Domini
Et basilicas Apostolorum
Petri et Pauli et de
Cezit in era MCCCC"

“Aqui jaz D. Afonso, Bispo do Porto, o qual fez e conservou esta igreja e visitou o sepulcro do Senhor, e as basílicas de S. Pedro e S. Paulo. Morreu na era de 1400”. Outra peça notável encontra-se no altar de uma das naves laterais (entrada norte): Nossa Senhora do Ó (escultura encomendada por D. Afonso em pedra ançã que apresenta Nossa Senhora no seu estado de gravidez, do século XIV). Na outra nave (entrada sul), encontra-se colocado no altar Cristo na cruz. (Ver fotos mais abaixo no slide)
O pavimento encontra-se em grande parte ocupado por sepulturas rasas. Nos espaços livres podem ser observadas faixas de cantaria que formam rectângulos preenchidos por um empedrado de seixos do rio rolados em tons de branco e azul, que compõem desenhos geométricos. O tecto da nave central e capela-mor é de madeira em forma de caixotões pintados. Este Templo tem muito mais para descobrir, mas o melhor é uma visita ao local onde com a preciosa ajuda da responsável, D. Maria dos Prazeres poderão obter mais informações. Horário de visitas: Período de Inverno das 9h30m às 12h e 30m e das 14h às 17h30m. Período de Verão: das 10h às 12h 30m e das 14h às 18h. Encontra-se encerrado às Segundas todo dia, Terças de manhã, no 3º fim-de-semana de cada mês e aos feriados.
Entretanto, deixem a porta abrir e apreciem o slide de fotos que apresento!


4 comentários:

  1. Belas fotos de belos lugares. Parabéns! ( Boa ideia assinar as fotos...)

    ResponderEliminar
  2. Excelentes fotos de um monumento pouco divulgado, adorei ver o slide, foi como se estivesse lá.
    Proxima deslocação a esses lados, vou a esse local interessante.

    ResponderEliminar
  3. Acho que já disse por aqui, que sou louca por Capelas e Igrejas!
    Adorei!
    Abraço!

    ResponderEliminar