Neste blog, mais imagens do que palavras...
A fotografia é uma paixão que não requer ser cultivada, tão somente alimentada, pelo que uma imagem vale mais do que mil palavras!

In this blog, more pictures than words ...
The photography is a passion that does not require to be cultivated, nourished solely by that one picture is worth a thousand words!

SOMOS VISTOS E PROCURADOS NO MUNDO INTEIRO - ESTES OS PAÍSES QUE VISITAM O BLOG!

Flag Counter

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CRUZEIRO DO BOM JESUS DOS TERRAMOTOS E PERSEGUIDOS

"Este cruzeiro é um obelisco em granito mandado executar por João Pinheiro Salgado em 1757. No ano em que foi erguido passavam apenas dois anos sobre o grande terramoto que atingiu Lisboa. A tragédia ainda estava fresca na memória de todos, por isso também era chamado “ Cruzeiro do Senhor dos Terramotos”. Este elaborado trabalho, com duas faces, mostra-nos de um lado Cristo Crucificado e no oposto Nª Senhora da Lapa. A Cruz é apoiada num capitel no qual estão esculpidas as figuras de S. José de um lado e no oposto Santo António. Junto do cruzeiro, ergue-se um pilar de cantaria, a partir do qual se desenvolve um braço de ferro com uma candeia suspensa, que seria utilizada para iluminação."

6 comentários:

  1. Muy curiosa y bella, esta llena de detalles.

    Besos

    ResponderEliminar
  2. Portugal tem um vastíssimo património material e imaterial...este cruzeiro é um deles.É interessante a história de vida contida neste belíssimo e único exemplar.
    Continue a preservar e a divulgar, através da sua "objectiva", as relíquias deste Portugal à beira mar plantado.

    ResponderEliminar
  3. Gracias por tu comentario y por visitar mi blog. Grandes detalles los que has captado con tu cámara, verdaderas piezas de arte sobre piedra. La religión, sin dudas, ha sido fuente de inspiración.

    Saludos

    Valery

    [Barcelona Daily Photo]

    ResponderEliminar
  4. Belas fotografias de valioso Património...Espectacular....
    Um abraço

    ResponderEliminar