Neste blog, mais imagens do que palavras...
A fotografia é uma paixão que não requer ser cultivada, tão somente alimentada, pelo que uma imagem vale mais do que mil palavras!

In this blog, more pictures than words ...
The photography is a passion that does not require to be cultivated, nourished solely by that one picture is worth a thousand words!

SOMOS VISTOS E PROCURADOS NO MUNDO INTEIRO - ESTES OS PAÍSES QUE VISITAM O BLOG!

Flag Counter

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Explosão em fábrica de pirotecnia, trás o horror e morte às portas de Lamego | 2017 🏴🏴🏴

Múltiplas explosões na fábrica de pirotecnia Egas Sequeira, freguesia da Penajóia, concelho de Lamego, causaram 6 mortos e 2 desaparecidos. Tudo aconteceu no dia 4 de abril, pelas 17h45m sendo de imediato acionado o plano de emergência para situações do género, fazendo acorrer ao local, dezenas de ambulâncias e demais viaturas de corporações de bombeiros de todos os concelhos próximos e até alguns mais distantes como de Montalegre. 
Além dos referidos meios, ao local deslocaram-se mais de uma centena de bombeiros, dois helicópteros (INEM e ANPC), viaturas e elementos da ANPC - Autoridade Nacional de Proteção Civil, GNR, PSP, Polícia Judiciaria, ACT – Autoridade para as Condições no Trabalho, Presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, elementos do Instituto de Medicina Legal de Coimbra e Porto, entre outras entidades. Ao final da noite, esteve também no local, o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, que fez um balanço provisório perto da meia-noite, tendo no momento informado a existência de 5 mortos confirmados e 3 desaparecidos.
No dia seguinte (hoje), ao início da tarde e enquanto decorriam buscas respeitante a 2 corpos ainda desaparecidos, deslocou-se ao local o Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, para se inteirar “in loco” da situação, mostrando-se solidário com os familiares e amigos das vítimas: "Eu estou aqui para representar todos os portugueses, conjuntamente com o senhor secretário de Estado, o pesar de todos os portugueses junto das famílias em primeiro lugar e depois junto de toda a comunidade. Porque sofrem as famílias em primeira linha, sofrem as comunidades e o país está a acompanhar isso e a sofrer também", afirmou o Presidente.
Também o Primeiro-Ministro, António Costa, que se encontrava no Luxemburgo, enviou as condolências às famílias das vítimas.
Uma verdadeira tragédia, que deixou o país consternado, motivada segundo as primeiras indicações, por um acidente. Ao que se sabe, a explosão ocorreu no momento em que uma viatura era carregada de fogo pirotécnico para no dia seguinte ser transportado para o Marco de Canaveses, local de onde era natural o proprietário. Segundo o NBD apurou junto de pessoas que passaram no local, momentos após as explosões, o cenário era dantesco, com pedaços de corpos espalhados por todo o lado, partes do chassi de uma viatura espalhados, pedras e fumo, numa área de aproximadamente 800 metros à volta. As explosões foram ouvidas a várias dezenas de quilómetros de distância.














As vítimas são: Egas Sequeira, era o proprietário há cerca de 10 anos; Susana e Joaquim Pereira, filha e genro respetivamente; também mais dois genros do proprietário, Samuel Pinto e David Miguel; Ana Sofia Batista, sobrinha; Vítor Costa e Hélder Pinto, ambos funcionários da empresa. Os familiares das vítimas, receberam desde a primeira hora apoio psicológico.
A empresa estava devidamente licenciada. A última inspeção foi em abril de 2016 e estava tudo em conformidade com a legislação.
Na sequência deste grave acidente, a Câmara Municipal de Lamego, decretou três dias de luto municipal. Durante este período, as bandeiras do Município estarão a meia faste em todos os edifícios  públicos do concelho. 
© RuiJorgePires | NBD - Notícias da Beira-Douro 

20 comentários:

  1. Uma verdadeira tragédia. Que os mortos descansem em paz, e os familiares tenham todo o apoio possível.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Tenho estado a par dos acontecimentos através da Tv.
    As tuas fotos dão uma ideia perfeita da tragédia que por aí aconteceu.
    Estou comovida.

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
  3. nao sabia fiquei em choque possa que coisa esta tudo doido parece mesmo o fim do mundo possa as tuas fotos estao 5* fotos de um grande jornalista parabens bjs coragem

    ResponderEliminar
  4. Ontem fui acompanhando aqui no computador os diversos jornais que recebo in line e fiquei verdadeiramente consternado com a tragédia que se abateu sobre uma família ( e não só ).
    É das profissões mais perigosas que conheço.
    Aqui fica a minha mensagem de solidariedade para os familiares e amigos.

    Caro Rui : Quero felicitá-lo pelo seu espantoso trabalho fotográfico que não fica nada atrás do desenvolvido por profissionais que dispõem de outros meios técnicos bem superiores e de outras facilidades inerentes à profissão.
    E digo mais : este seu trabalho é melhor do que aqueles que vi !
    E ainda nos mostra um anexo da fábrica totalmente destelhado !

    A minha admiração e respeito.

    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Menéres, grato pelas suas palavras e reconhecimento.
      Tudo que afirmou, corresponde efetivamente à realidade!
      Abraço reconhecido!

      Eliminar
  5. Imagens que documentam dramaticamente bem a dimensão da tragédia!
    Lamento profundamente o acontecido... que nos vem alertar para a perigosidade desta actividade, em que uma simples distracção momentânea se revela fatal... numa fábrica que segundo creio, até cumpriria todos as normas de segurança, com rigor...
    Abraço
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Trágico suceso, que no se olvidará por muchos años que pase.

    Besos

    ResponderEliminar
  7. Una noticia triste, Rui, mis condolencia por las victimas.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  8. Lo siento mucho Rui. Un abrazo para las familias.

    ResponderEliminar
  9. Uma verdadeira tragédia com a perda de vidas humanas.
    Um abraço e continuação de boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  10. Uma grande tragédia. Estamos todos de luto.
    Algo correu mal, resta saber o quê, o que talvez nunca se saiba.
    Bom resto de semana, caro Rui.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Nos abalamos com tragédias grandes iguais a estas, que os familiares sejam acolhidos pelos braços de Jesus Cristo e seus corações acalentados pela sua misericórdia.
    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar
  12. Lo siento. Trágica noticia Rui. Mucho ánimo a los familares de los falleidos.
    Besos.

    ResponderEliminar
  13. Rui é uma tragédia isso que aconteceu, nós só podemos orar pelos familiares,e pedir a Deus que console os corações delas, Rui abraços.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  14. Momento muito difícil para as famílias da comunidade afetada.

    Força e coragem a todos.

    ResponderEliminar
  15. A tragédia para as famílias e entes queridos, desculpe.

    ResponderEliminar
  16. Una verdadera pena. Lástima por los fallecidos y familiares desolados.
    Un saludo.

    ResponderEliminar
  17. Que horror isso, Rui! Dá uma imensa vontade de chorar só em ver as fotos, imagino fotografar, estar lá e vendo corpos por todos os lados.
    Beijo, amigo!

    ResponderEliminar
  18. A verdadeira imagem do horror tão perto de nós é que desejamos tanto que nunca chegue.
    Os meus sentimentos às famílias.
    Apesar de ser uma notícia triste não pude deixar de reparar na qualidade do texto. Tem formação em jornalismo Rui?

    Blogdiariodeumafamilianormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar